Nesta semana, o Porto de Itajaí foi palco de um marco histórico na logística automotiva brasileira com a chegada do gigante navio cargueiro da montadora chinesa BYD, o BYD Shenzhen. Pela primeira vez em águas brasileiras, a embarcação, de 219,9 metros de comprimento e uma largura de 37,7 metros, trouxe mais de 7 mil veículos elétricos e híbridos. Um grande destaque não apenas para o país, mas para Santa Catarina e para Itajaí, que mostra sua importância estratégica na rota de importação de veículos. 

De acordo com informações do Porto de Itajaí, a operação envolveu cerca de 130 caminhões-cegonha e mais de 500 profissionais, incluindo 10 estivadores e 18 motoristas no desembarque terrestre. Além disso, foi necessária uma operação especial da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) para garantir a segurança e reduzir os impactos no tráfego diante do intenso fluxo de caminhões previsto na cidade. 

O desembarque dos automóveis foi feito através do chamado RoRo (Roll-on/Roll-off). Você já ouviu falar? Neste modelo logístico, os veículos entram e saem do navio rodando por rampas, sem necessidade de guindastes. Os navios RoRo funcionam como grandes garagens em pleno mar, onde carros, caminhões, ônibus e outros veículos podem ser estacionados em decks ajustáveis. É uma técnica comum em navios para transporte automotivo, que garante agilidade e eficiência ao processo portuário. 

Itajaí recebe com certa frequência operações desse tipo, porém, essa é a maior movimentação de veículos da história do Brasil. São cerca de 100 veículos que circulam por hora, com fluxo contínuo de caminhões-cegonha entrando e saindo, enquanto o pátio é monitorado digitalmente e a logística é controlada em tempo real. A preferência pelo porto catarinense para o recebimento de cargas de alto valor agregado, e pela complexidade da operação, evidencia o avanço do Sul do Brasil na logística internacional. 

 

RoRo e sua grandiosidade 

É difícil não se impressionar com o tamanho e o diferenciado design de um navio RoRo. Quem já viu de perto sabe do que a gente está falando. Como já citamos neste artigo, atualmente, o BYD Shenzhen é o maior navio de transporte de veículo do mundo, com capacidade para carregar até 9.200 automóveis simultaneamente, equivale em área cerca de 20 campos de futebol. 

Outro exemplo impressionante é o Höegh Target, que tem um volume interno de 85.600 metros cúbicos e 14 conveses de carga. Se fosse um prédio, teria a altura de um edifício de aproximadamente 13 andares. Sua área total de carga supera os 71.000 , o equivalente a dez campos de futebol em espaço útil. 

Essas embarcações não se destacam apenas pelo tamanho, mas também pela eficiência. Graças às rampas internas e à engenharia otimizada, o processo de embarque e desembarque pode ser feito em poucas horas, o que é fundamental para operações logísticas com prazos apertados. 

Além do transporte de veículos, alguns RoRo são adaptados para cargas especiais, como turbinas eólicas, tratores, locomotivas e até aviões desmontados. A versatilidade, aliada à escala, faz dos RoRo um transporte diferenciado no comércio marítimo global.