
30 de June de 2025
Vamos iniciar explicando o conceito de Logística Integrada, que significa a união entre todos os setores e cadeias de processos de uma empresa, aumentando sua interatividade e formando um gerenciamento estratégico mais abrangente, e está subdivida nas seguintes áreas:
Administração de materiais: gerencia o fluxo de insumos, desde a compra de matérias-primas à fábrica. É também a área responsável pela e negociações de compra, faz o transporte, controla a qualidade, gerencia o armazenamento, e ainda busca reduzir custos, estabelecer boas relações com os parceiros e conferir agilidade à produção;
Movimentação de materiais: são as ações de transporte de insumos para abastecer a linha de produção e de deslocamento do material em processamento. A principal finalidade é a redução de custos e agilidade na produção;
Distribuição física: é a etapa final, aqui os produtos são levados aos pontos de venda, distribuição ou ao cliente final.
Com a integração das diversas áreas e empresas envolvidas, as tomadas de decisões tornam-se mais rápidas e assertivas, possuindo um melhor acompanhamento do fluxo de vendas, que vai desde o momento de liberação até a entrega do produto. Dentre suas vantagens, as principais são:
✔ Melhor índice de produtividade;
✔ Agilidade;
✔ Redução de custos;
✔ Geração de valor;
✔ Vantagem competitiva.
Vamos compreender o impacto de cada uma delas?
Melhor índice de produtividade
Essa vantagem pode ser obtida por meio da otimização dos processos e de correões das falhas. Quando as atividades são mapeadas, o objetivo é encontrar métodos eficazes de trabalho, e isso inclui a eliminação de etapas desnecessárias, que não agregam valor ao resultado final e ainda, podem aumentar o custo.
Sendo assim, a força de trabalho se torna mais eficiente: produzindo mais, em menos tempo, com a mesma equipe disponível.
Agilidade
A conexão entre as etapas logísticas organiza muito melhor os processos, integrando a comunicação dos mais diversos setores de modo estratégico.
Por isso, esse processo influencia positivamente a produção, já que a cadeia de suprimentos funciona sem interrupções e gargalos, tornando os processos mais acelerados.
Redução de custos
E qual empresa não quer reduzir seus custos? Essa redução é possível justamente com a aplicação da logística integrada, uma vez que os processos são centralizados e há redução de desperdícios, aumento da produtividade, maior agilidade, diminuição de erros e necessidade de retrabalhos, por exemplo.
Geração de valor
A sintonia das atividades, a comunicação efetiva e a agilidade nos processos garante maior credibilidade, e transmite muito mais confiança. A união desses fatores contribuem para que o negócio tenha uma imagem positiva no mercado, se tornando uma referência.
Vantagem competitiva
A união de todas as vantagens permitem uma percepção ainda melhor dos clientes, garantindo destaque entre os concorrentes.
A logística integrada deve ser vista como uma estratégia para melhoria de processos, justamente pela sua forma gestão, já que tudo passa a ser controlado e centralizado — desde o acionamento dos fornecedores para envio dos materiais, até o momento em que os produtos são entregues no ponto final.
Diferencial no mercado é o que todos buscam, no entanto, para que seja possível, é necessário investimento em novas estratégias, especialmente quando estas, melhoram significativamente os processos e custos.
Se você é um importador, por exemplo, pense na facilidade em deixar que uma única empresa assuma os processos logísticos, permitindo que você tenha mais tempo para se dedicar a outras atividades, centralizando a comunicação e garantindo controle eficaz e todos os benefícios citados acima. É ou não é um cenário perfeito para o seu negócio?