Muitas vezes não paramos para pensar, mas a logística portuária traz consigo um alto nível de complexidade e para que tudo ocorra de forma harmoniosa, diversas pessoas e diferentes setores precisam trabalhar em conjunto. Tudo funciona como uma grande engrenagem, em que todo o conjunto precisa estar funcionando plenamente alinhado.

No mundo todo estima-se que existam mais de dois mil portos e, quando falamos em  navios, o número se torna ainda maior. Atualmente, existem mais de cem mil navios cargueiros em atuação. Acessando o site Marine Traffic, conseguimos ver em tempo real a movimentação dos navios nos oceanos, a imagem é impressionante!

Portos são estruturas imensas e antes de serem construídos precisam ter a sua localização escolhida de forma cautelosa. Além das condições hidrográficas, também é preciso avaliar as vias de transporte, para que as cargas possam ser escoadas e distribuídas de forma rápida. Além disso, é preciso ajustar a infraestrutura de acordo com o tipo de carga que será movimentada naquele porto. Exemplo: navios petroleiros necessitam de oleodutos, enquanto navios que portam contêineres exigem guindastes.

Quando um navio trafega, a profundidade do local é uma informação não só estratégica, como de suma importância para a sua segurança, evitando que o navio encalhe ou sofra algum tipo de acidente.

No Brasil, os portos são divididos em três tipos principais:

  • Marítimos/oceânicos: são aqueles que estão em contato direto com o mar;
  • Lacustres: são os que estão em contato com lagos e com o mar através de canais da navegação;
  • Hidroviários: são os portos localizados em rios.

Para que a logística portuária se mantenha funcionando, ela é suportada por um grande tripé composto pelo complexo fixo (que agrega terminais, armazéns, maquinários e tudo que é necessário para o manuseio das cargas). No meio do tripé temos a parte administrativa (composta por empresas e players que gerem variadas funções, desde o carregamento e descarregamento de cargas até o reparo de embarcações). Por fim, temos a operação (operadores portuários e rebocadores).

Hoje, o nosso país emprega mais de quarenta e três mil trabalhadores portuários, segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência. E o número de mulheres dentro desse setor, predominantemente masculino, vem crescendo cada vez mais.

Os portos são fundamentais para o movimento da economia brasileira. Como a maior parte das movimentações se refere à importação e exportação, a logística portuária influencia e muito no crescimento econômico nas transações internacionais. E mesmo que o nosso país venha buscando se desenvolver dentro desse setor, ainda temos muito a crescer. Nenhum porto brasileiro está entre os principais portos mundiais. Porém, quanto antes nos desenvolvermos, mais nosso processo logístico irá fluir, agregando cada vez mais valor aos nossos portos.

Aqui no terminal portuário da Poly, contamos com uma infraestrutura completa, atendendo demandas de diversos segmentos, assim como desenvolvemos operações customizadas para os nossos clientes. São duzentos e quarenta e cinco mil metros quadrados de área total e nosso terminal possui um cais para receber embarcações com cento e cinquenta metros de comprimento. Para nós, é um orgulho fazer parte e contribuir com essa grande engrenagem. Por isso, conte com a Poly e encontre novas fronteiras sem se perder.