
30 de abril de 2025
Carga Geral
Fonte: Acervo Poly.
Destinados à carga seca em geral (pequenos volumes ou volumes paletizados).
Petroleiro
Fonte: Fleet Mon. Fotógrafo: Klaus.
Os petroleiros, em comparação com outros navios, são mais largos e menos fundos. Isso para carregar volumes maiores e conseguir navegar em águas mais rasas. Com variação do comprimento, podem carregar até 300 milhões de litros de produto, seja petróleo bruto ou seus derivados. Não podem carregar outros tipos de líquido.
Graneleiro
Fonte: Vale.
Essa categoria de navio foi concebida para carregar e descarregar especificamente cargas a granel, como minerais, carvão e grãos. São adequados para produtos que podem ser acondicionados nos porões dos navios sem a obrigatoriedade de enumerar as as unidades, estar em embalagens específicas ou fazer a identificação de alguma marca comercial.
Os navios graneleiros são agrupados de acordo com intervalos de capacidade de carga, divididos em quatro grupos, em ordem crescente de volume de carga. São eles: Handysize, Handymax, Panamax e Cape-Size. Os menores, carregam até 40 mil toneladas e os maiores (que não passam nem pelo Canal de Suez nem pelo Canal do Panamá devido ao grande comprimento) tem capacidade para carregar até 220 mil toneladas, geralmente levando 150 mil.
Gás Liquefeito
Fonte: Wikipédia.
Carrega gases como Gases de Petróleo Liquefeitos (GPL), Gás Natural Liquefeito (GNL) e vários outros gases químicos como amônia, propileno e etileno. É facilmente identificado por seus tanques arredondados acima do convés principal, que podem ser de quatro tipos: Tanques integrais (fazem parte da estrutura do navio), Tanques de membrana (construídos com paredes de pequena espessura (membrana) suportadas pela estrutura do navio através de uma barreira isoladora, podendo expandir e contrair livremente), Tanques de semi-membrana (Construídos com cantos arredondados, evitando o contato com a estrutura do navio) e Tanques independentes (suportam integralmente o peso da carga).
Roll On – Roll Off
Fonte: Marine Traffic. Fotógrafo: John Pitcher.
Popularmente conhecidos como Ro-Ro, esses navios foram projetados para levar qualquer carga que embarca e desembarca sobre rodas. Essas embarcações podem armazenar entre 2 mil e 4 mil veículos, medindo até 600 metros de comprimento, 100 metros de altura e 100 metros de comprimento.
Cargas Químicas
Fonte: Acervo Poly.
Navios projetados para transportar cargas químicas especiais, tais como: enxofre líquido, ácido fosfórico, soda cáustica, entre outras.
Frigorífico
Fonte: Vessel Finder. Fotógrafo: Ivan.
Muito utilizado pela indústria pesqueira, esse tipo de navio possui robustos equipamentos de refrigeração que ficam em seus porões.
Cargas Vivas
Fonte: Marine Traffic.
Esse tipo de navio é preparado com células individuais para transporte de animais, como gados e equinos.
Porta Contêiner
Fonte: Acervo Poly.
Como o nome sugere, esse tipo de navio é construído especificamente para o transporte de carga em contentores. Podem ser divididos em dois tipos: celular ou convés corrido. No tipo celular, existem células onde se encaixam os contêineres, já o convés corrido não possui tais células. Seu tamanho varia, mas os maiores navios porta contêiner do mundo, podem carregar mais de 15.000 contentores.
Carga de Projeto
Fonte: Asia Break Bulk.
Esse tipo de navio recebe cargas superdimensionadas e que não se encaixam nos padrões convencionais. O navio para carga de projeto, é reforçado para cargas pesadas, possui guindaste próprio e grandes porões, com escotilhas de até 70,4m sem subestação. Conforme o projeto, as escotilhas são dobráveis nas extremidades e os tweendecks podem ser ajustados em três alturas diferentes, sendo possível criar até 14 compartimentos. Qualquer projeto – grande ou pequeno – requer uma grande quantidade de planejamento, coordenação e conhecimento e para transportar sua carga de projeto, é necessário que o navio seja adequado, para evitar problemas.