
30 de abril de 2025
Em junho, acontece o feriado do barco do Dragão, na China. Este festival tem mais de 2000 anos e neste ano será entre os dias 3 a 5 de junho. Por conta disso, é importante que importadores antecipem as suas embarcações, pois neste período as fábricas chinesas têm uma pausa para celebrar a tradição milenar. E somados aos atrasos causados pelo último lockdown na China, caso o importador não procure adiantar sua carga, o feriado pode agravar ainda mais o recebimento das cargas.
A China tem sete feriados públicos oficiais atualmente, e eles são caracterizados pela junção dos dias de semana do feriado aos fins de semana, criando feriados prolongados. Como a China segue o calendário lunar, as datas mudam todos os anos. Mas, o impacto no comércio global é o mesmo, pois o país é o maior exportador no mundo e, nos feriados, as atividades de produção, venda e logística são suspensas. Por isso, a importância de estar por dentro do calendário chinês e se programar!
Sobre o Festival do Barco do Dragão
O festival comemora a vida do poeta Qu Yuan, que viveu no sul do Estado de Chu durante o Período dos Reinos Combatentes. Qu Yuan se afogou no rio Miluo no quinto dia do quinto mês lunar, e o povo saiu para procurá-lo, utilizando grandes embarcações e tocando instrumentos musicais. Como não encontraram, para preservar o seu corpo de ataques de animais aquáticos, jogavam bolinhos de arroz para atrair os predadores. Até hoje é uma tradição jogar bolinhos de arroz (os zongzi) como oferenda ao Rei Dragão.
Apesar de existirem outras versões sobre a origem do Festival, essa é a que predomina. Inclusive, o Festival do Barco do Dragão está na lista de Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade, da UNESCO.
E aí, curtiu saber sobre a história do Festival? Antecipe as suas embarcações e acompanhe nossas redes sociais para mais informações e novidades!