Assim como o Ano Novo Chinês, que já falamos sobre aqui, a Golden Week é um feriado festivo importante na China. Ela acontece no Japão também, mas aqui, vamos nos aprofundar na celebração chinesa, origem de muitas importações que passam pela Poly.

A Semana Dourada Chinesa, também conhecida como National Day, comemora a fundação da República Popular da China e é realizada entre os dias 1 a 7 de outubro. Em 21 de setembro de 1949, a China tornou-se um país independente. Para comemorar a conquista, houve uma grande cerimônia na Tian’anmen Square, a praça da Paz Celestial, em 1 de outubro de 1949. 

Um dia após o evento, o governo declarou oficialmente o Dia Nacional, a partir da “Resolução sobre o Dia Nacional da República Popular da China”, comemorado no 1º dia de outubro.

A data é comemorada em toda a China, com diversas atividades, decorações festivas, fogos de artifícios e shows de luzes. A atividade mais comum é a cerimônia de hasteamento da bandeira, que acontece no dia 1º de outubro na Praça Tian’anmen. O local é todo decorado com bandeiras chinesas. Ao nascer do sol, há tropas uniformizadas para um desfile seguido do hasteamento da bandeira marcando o início da cerimônia.

Além do marco na história Chinesa, a Semana Dourada também representa a semana de maior movimentação, turismo e lucros do ano.

Como impacta a logística?

A China é um dos principais parceiros de importações e exportações do Brasil. Quando há um feriado grande no país, o setor logístico é impactado diretamente. Isso porque há uma paralisação das atividades logísticas, como os serviços marítimos e aéreos. 

Os valores de fretes internacionais podem aumentar, o tempo de produção torna-se mais longo, pode haver descumprimento com embarques de cargas por conta da origem e muitos outros fatores. Normalmente, as cargas precisam ser realizadas com antecedência, três semanas a um mês antes do feriado, os remetentes começam a acelerar o despacho das cargas para que não haja atrasos.

Por isso, é importante um bom planejamento para não ficar no prejuízo. Algumas dicas do que você pode fazer: 

  • Realizar reservas de embarque com antecedência; 
  • Fazer pedidos com reserva de maior quantidade;
  • Atentar-se aos prazos; 
  • Buscar o parceiro ideal para estar ao seu lado durante esse processo, a Poly 😉

E aí, curtiu? Acompanhe nossas redes sociais para ficar sempre bem atualizado e não esqueça de antecipar o seu embarque! ?