
29 de agosto de 2025
Há muito tempo, a operacionalidade dos recintos alfandegados contribui consideravelmente para o bom funcionamento do comércio exterior, seja no fluxo de importação, ou de exportação.
Alguns benefícios dos recintos alfandegados
Os recintos alfandegados, obrigatoriamente, recebem todas as mercadorias oriundas de importação a serem nacionalizadas ou mercadorias que serão exportadas.
Neles são executados serviços de movimentação, armazenagem, despacho de mercadorias e bagagens, sendo realizado, ainda, o desembaraço aduaneiro de todas as cargas que ali transitam.
No que tange ao desembaraço aduaneiro de importação em recinto alfandegado, por exemplo, podemos listar várias vantagens:
Minimizando custos e riscos
A minimização de problemas logísticos, devido ao investimento em estrutura própria para as atividades operacionalizadas, também é um benefício. Os custos de armazenagem também são inferiores aos custos de um porto de zona primária.
Além disso, reduz os problemas inerentes às distâncias entre os pontos de produção e consumo, minimizando o tempo em que os fluxos ocorrem, os chamados de tempo de trânsito.
O tempo de trânsito é uma variável relevante na logística, pois influencia nos volumes de estoque, nos custos de manutenção, em períodos de cobrança, afetando diretamente o nível de qualidade.
Por que é importante contar com o apoio de empresas especializadas?
Primeiro, porque não existe uma fórmula padrão que se aplica a todos os casos. São inúmeras variáveis, essa razão, por si só, já é muito relevante para optar por contratar uma empresas especializada no assunto.
Além disso, são especialistas experientes que irão garantir que o seu processo logístico possa viabilizar benefícios e vantagens ao seu negócio, como a redução de custos e falhas, aumento da segurança, maior controle e agilidade dos processos.
29 de agosto de 2025
31 de julho de 2025
30 de junho de 2025