Além da questão de segurança padrão, impostas às cargas IMO* e das demais cargas da consolidada, normalmente há restrições por parte do armador quanto ao transporte desse tipo de carga em específico.
Alguns portos da zona primária no Brasil tem um tratamento diferente para as cargas IMO*, sendo que alguns consideram o contêiner inteiro como perigoso, e aplicam um adicional de aproximadamente 150% sobre todas as taxas de todas as cargas da consolidada, inclusive as não perigosas. Isso faz com que todos os consignatários tenham que pagar custos adicionais onerando a operação e inviabilizando a operação de LCL*.
Lembrando que:
Cargas IMO* não devem ter contato com outras mercadorias da consolidada, para evitar riscos de avarias e/ou contaminação.
Cargas Químicas sem classificação de risco (UN*) poderão ser aceitas, mediante análise e confirmação prévia do armador.
Glossário
BL= Bill of Lading = Conhecimento de Embarque
HBL = House Bill of Lading = Conhecimento de Embarque emitido pelo agente de carga
MBL = Master Bill of Lading = Conhecimento de Embarque emitido pela companhia marítima / armador.
FCL = Full Container Load = Container Cheio
LCL = Less Than Container Load = Menos que um contêiner cheio
Packing List = Romaneio de carga
Commercial Invoice = Fatura comercial
Draft = Rascunho do BL
Siscarga = Sistema Siscomex Carga
BL 1° pernada = BL emitido no 1° trajeto
BL 2° pernada = BL emitido no 2° trajeto
HUB = Centro de consolidação de cargas
Free time do contêiner = Período Livre de cobrança