Além da questão de segurança padrão, impostas às cargas IMO* e das demais cargas da consolidada, normalmente há restrições por parte do armador quanto ao transporte desse tipo de carga em específico. 

Alguns portos da zona primária no Brasil tem um tratamento diferente para as cargas IMO*, sendo que alguns consideram o contêiner inteiro como perigoso, e aplicam um adicional de aproximadamente 150% sobre todas as taxas de todas as cargas da consolidada, inclusive as não perigosas. Isso faz com que todos os consignatários tenham que pagar custos adicionais onerando a operação e inviabilizando a operação de LCL*.

 

Lembrando que: 

Cargas IMO* não devem ter contato com outras mercadorias da consolidada, para evitar riscos de avarias e/ou contaminação.

Cargas Químicas sem classificação de risco (UN*) poderão ser aceitas, mediante análise e confirmação prévia do armador.    

 

Glossário

BL= Bill of Lading = Conhecimento de Embarque

HBL = House Bill of Lading = Conhecimento de Embarque emitido pelo agente de carga

MBL = Master Bill of Lading = Conhecimento de Embarque emitido pela companhia marítima / armador.

FCL = Full Container Load = Container Cheio

LCL = Less Than Container Load = Menos que um contêiner cheio

Packing List = Romaneio de carga

Commercial Invoice = Fatura comercial

Draft = Rascunho do BL

Siscarga = Sistema Siscomex Carga

BL 1° pernada = BL emitido no 1° trajeto

BL 2° pernada = BL emitido no 2° trajeto

HUB = Centro de consolidação de cargas

Free time do contêiner =  Período Livre de cobrança